Untitled Document

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Juventude Camponesa


Pastoral da Juventude Rural
Estivemos reunidos por três dias, 28, 29, 30 de novembro de 2008, com a presença de 20 jovens de sete cidades, Mandaguari, Planaltina, londrina, Guarapuava, Curitiba, Adrianópolis e Rio Branco.

A PJR reacende no Paraná a luta da classe camponesa pela valorização da terra. Evangelizando a juventude camponesa através do serviço solidário, do dialogo aberto e franco, do anuncio da boa nova, do profetismo diante dos desafios da sociedade e do segmento da prática libertadora, como igreja na construção do reino. Conscientizando e contribuindo na formação crítica e política, no conhecimento da historia da luta do povo e na resistência cultural. Formar militantes cristãos para conhecer, realizar e ajudar novos grupos de base. Contribuir na articulação entre grupos e engaja-los nas "esferas do reino" em vista do ascenso do movimento de massa da transformação da sociedade. Contribuindo também na construção de um projeto popular, do campo e da cidade. Debates, vivencia agroecologica, educação do campo, democratização da renda, soberania alimentar, construção de espaços de lazer e arte são algumas das metas.

"Opção da pastoral pela classe operaria"
Numa análise das classes da sociedade, dos trabalhadores, que geram a riqueza da classe burguesa, os sem terra, bóias fria, quilombolas e outros. Da classe burguesa, latifundiários, industriais, comerciantes, banqueiros, profissionais liberais, multi nacionais, e outros. "não há riqueza de um grupo sem o roubo".

"Aliança dos operários e camponeses"
Estimular os movimentos no campo e na cidade, através das PJ’s especificas, no campo e na cidade, que proporcionem discussão e projetem, soluções para as injustiças de nossa sociedade capitalista.

O dialogo com a PJR, mostra que o 'campo não lugar só de sossego, é também espaço de luta'.
(Ex 3, 7-12)
(Lc 4, 16-20)
Linhas de ação
-Articular e ampliar a PJR.
-Formação
-Celebrar a mística da mãe terra (ecumenismo)-Construir o projeto popular
/>participando das macro-organizações (via campesina, consulta popular, assembléia popular).

Um comentário: